Susan Dutra, personal, stylist, fala sobre moda e aponta os itens mais adequados ao vestuário da mulher cristã. Confira entrevista.
Susan tem 31 anos, é casada há 13 com o empresário Daniel Dutra e mãe de três lindos filhos. A consultora de imagem é membro da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte (MG), desde 1996. Sua atuação profissional sempre esteve ligada ao universo e à beleza do mundo feminino, no qual trabalhou na produção e organização de diversos eventos e campanhas publicitárias nos setores de cosméticos e moda. Em entrevista, a personal stylist fala sobre moda cristã e aponta os itens mais adequados ao vestuário da mulher cristã. Confira!
 Ana Paula Costa: Como andar na contramão da moda ditada pelo mundo?
Susan Dutra: Quando o assunto é moda, na verdade não precisamos andar na contramão do mundo, mas sim excluir do leque de opções que nos são oferecidas, o que é inadequado para nós mulheres cristãs. Da mesma forma que devemos agir em todas as outras áreas da nossa vida. Já é poss´viel encontrar no mercado da moda muitas peças lindas e totalmente adequads aos nossos padrões cristãos.
Ana Paula Costa: A bíblia diz que todas as coisas nos são lícitas, mas que nem todas convém. O que é conveniente na moda moda cristã? O que convém a uma serva de Deus?
Susan: O conveniente na moda cristã é usar roupas que sejam decentes e comportadas. Hoje em dia é totalmente possível uma mulher de Deus andar na moda.
Ana Paula Costa:Já existem lojas especializadas somente em moda para os evangélicos. A que você atribui tal fato?
Susan: Acredito que é devido ao grande crescimento do público evangélico. Muitos empresários já conseguiram perceber que esse é um mercado altamente promissor, tendo em vista que as mulheres cristãs estão procurando roupas adequadas.
Ana Paula Costa: O que você vê como proibido na moda cristã? Por quê?
Susan: Acho proibido o uso de roupas sensuais. Porque elas são curtas, justas e decotadas. Sabemos que os homens são atraídos pelo o que eles veem, por isso quando uma mulher se veste de maneira sensual ela faz com que os homens pequem ao olharem para ela. Sem falar que muitas mulheres reclamam da maneira que muitos homens se dirigem a elas quando estão andando na rua, por exemplo. Elas reclamam da forma vulgar que são chamadas, mas esquecem que a imagem delas é que faz com isso aconteça. Se você mulher, quer ser respeitada, comece a fazer as escolhas certas na hora de se vestir.
 Ana Paula Costa: Há uma cultura de que os evangélicos só usam roupas que “tampam”, como saias longas ou blusas muito fechadas. O que você pensa a esse respeito e o que deve ser feito para acabar com essa cultura?
Susan: Esse pensamento já está mudando naturalmente à medida que o mundo percebe que os evangélicos sabem se vestir bem e de maneira adequada. Hoje o povo evangélico é representado por muitas personalidades com grande projeção na mídia que mostram diariamente que mesmo as roupas sendo tampadas, elas podem ser bonitas, modernas e atuais.

 Ana Paula Costa: Como ser um crente fashion sem ultrapassar os limites?
Susan: Basta que esse crente não caia na armadilha ditada pelo mundo da moda, que incentiva as pessoas a serem suas escravas. Para isso, na hora de comprar roupas, procure escolher peças que combinem entre si, assim você conseguirá economizar tendo vários looks com poucas peças.
 Ana Paula Costa: Como seguir a moda, mas sem sair cair na vaidade em excesso?
Susan: A mídia nos bombardeia o tempo todo incentivando a vaidade excessiva. Como servas de Deus, devemos ter domínio próprio. Ter este fruto do Espírito Santo é ser uma pessoa controlada, decidida, firme no seu caráter e que combate diariamente às vontades da carne. Podemos e devemos nos cuidar, andar bonitas e bem vestidas. Entretanto, mais importante do que isso, é sermos equilibradas em nossas vidas.

Susan sugere dicas de moda durante o II Congresso Mulheres Diante do Trono
 Ana Paula Costa: Qual a tendência de moda cristã para a estação primavera-verão?
Susan: Na próxima estação veremos peças plissadas, rendas, camisas de seda, fendas, transparências, comprimento mulet, saias e vestidos longos, peplum, conjuntos, cintura alta e marcada, brilhos, pérolas nos acessórios e nas roupas, scarpins de vernis, sapatilhas, plataformas, vestidos compregas, vestidos e saias estilo sereia. As cores fortes serão o amarelo, verde, laranja, cores candy (tons pastéis), rosa pálido, rosa choque, dourado, nude, tons terrosos e como sempre o branco. Vale lembrar que devemos ter cuidado com o tamanho das fendas e a transparência pode ser usada desde que você coloque uma peça correta por baixo.
 Ana Paula Costa: : Deixe uma mensagem para todas as leitoras:
Susan: Queridas mulheres de Deus, nunca se esqueçam de que a santidade também é refletida através das nossas roupas, por isso, não se deixem enganar peals fortas enganosas e apssageiras que o mundo nos propõe o tempo todo. Uma mulher santa se valoriza, se cuida e se veste com decência. Deus quer que sejamos comprometidas com Ele em todas as áreas da nossa vida. A nossa imagem será a rimeira coisa que as pessoas verão , então, transmitam Jesus através das suas roupas também!
::Ana Paula Costa/ Quartel Design