Novidades

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Concordância.


Concordância.

"Porventura andarão dois juntos se não estiverem de acordo?"


Amós 3: 3

Concordância.

§  Ato de concordar.
§  Harmonia.
§  Pacto.
§  Estar conforme.

A Bíblia leva muito á sério a “CONCORDÂNCIA”. Em vários episódios bíblicos Deus nos revela a importância deste ato que requer um aceite sobre uma mesma coisa, situação ou ponto de vista de dois indivíduos.

Como a família é o princípio ativo de Deus na terra para o bem estar de todo ser humano, entendemos que é fundamental a concordância. Uma vez que ela é estabelecida na família todos colhem seus frutos. Família sem concordância é uma família desestruturada.

A concordância tem seu princípio no céu. "E disse Deus: Façamos o homem á nossa imagem , conforme a nossa semelhança". Gn 1:26. "...segundo o conselho da sua vontade". Ef 1:11

Princípios sobre concordância.

1.   A concordância tem de ter um objetivo e um fim em comum.

Em Gn 1: 26, tudo isso fica muito claro. Acompanhe comigo. “E disse Deus, façamos (concordância) o homem conforme a nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine...” (objetivo comum entre as três pessoas da trindade).
Veja também Efésios 1: 11. Acompanhe o texto. “Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados (Objetivo comum), conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho (concordância) da sua vontade”. Deus sempre quer o melhor para os homens, mas nem sempre os homens querem o melhor que Deus tem.  

2.   A concordância tem de ser irrestrita.
A - Todo acordo impõe condições entre as partes de forma que o fim seja assegurado pelos meios, ou seja, ao final todos tem de sair ganhando.
B – Todo acordo requer abnegação, renúncia de ambas as partes. Se não houver renuncia, não há possibilidade de acordo. Ambos têm de ceder. O ato de “ceder” para validar a concordância trás sucesso garantido em todo empreendimento.

3.   A concordância rompe com diferenças.
“como podem andar dois juntos se não estiverem de acordo”.
 Amós 3: 3.
O caráter do homem quando nasce é como um diamante bruto. Com o passar dos anos ele precisa ser trabalhado até que chegue a estar brilhante e reluzente. Muitas vezes para se alcançar este nível de beleza o diamante sofre atritos. Ele é levado ao mais alto nível “sofrimentos” para chegar a estar pronto.
Assim também é o homem. Uma das ferramentas de Deus para dar polimento a qualquer relacionamento, sociedade; é a concordância. Ela traz tratamento, amadurecimento, crescimento. Quando isso acontece entre os acordados, as diferenças são aceitas e absorvidas e com passar dos tempos se amalgamam e tornam um."E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne". GN 2: 24| Mc 10:8 |Mt 19:6.




No casamento a concordância é de extrema importância. Já presenciei cenas até insólitas, não acreditei no que vi, mas infelizmente vi. Um casal estava discutindo sobre a correção que o pai, verbalmente fez ao seu filho e a sua mãe achou muito "absurda" a forma de o pai ter falado ao seu "bebê"; uma criança de quatro anos.

Nesse caso, onde não há concordância todos saem perdendo. O pai a mãe e a criança, que sem conhecer limites, se tornará um adulto inconsequênte não respeitando o espaço dos outros. Trazendo sobre si dor e sofrimento, e ainda mais, envergonharão os pais.

"O que aflige o seu pai, ou manda embora a sua mães, é filho que traz vergonha e desonra"

Pv. 19: 26


Um comentário:

  1. Muito importante revermos nossas alianças, nossas amizades.
    Parabéns pelo blog.
    Grande abraço,
    Regina Helena
    http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2011/11/luz-de-farol-ou-de-poste.html

    ResponderExcluir

Designer By madc | IEMA | Dupla Honra - IS 61:7